+55 (41) 3018-8568

ESCALA DE CORES

- Converter sempre em CMYK: Não esqueça de sempre converter suas cores ou imagens finais em CMYK, os arquivos recebidos em RGB (ou outro sistema de cor, ex: PANTONE) serão convertidos automaticamente em CMYK.

Cuidados com as Cores

- Variações de cores: Durante a impressão poderão haver variações de cores entre 10% para mais ou para menos em um mesmo lote, ou em lotes diferentes.

- Cuidados com a cor preta: Para uma impressão com a cor preta, utilize em preenchimentos dos objetos e fundo a seguinte composição: 40% de ciano, 1% de magenta, 1% de amarelo e 100% de preto, ou seja C:40 M:1 Y:1 e K:100, compare as imagens abaixo. Para pequenos objetos, utilize o padrão normal de cor para obter o melhor registro ex.: C:0 M:0 Y:0 e K:100

- Atenção com o Azul da Paleta de cores: A composição padrão para o azul no Corel Draw é C:100 M:100 Y:0 e K:0, essa mistura resulta em uma tonalidade roxa em seu impresso. Caso queira um azul utilize seguinte composição C:100 M:90 Y:0 e K:15

FONTES

- Não utilize fontes pequenas com encaixe de cor nos cartões: isto dificulta a leitura.

- Não preencha o Texto com o preto C:100 M: 100 Y:100 K:100, poderá ocasionar uma saída de registro conforme a imagem abaixo

EFEITOS, TEXTURAS

- Cuidados com efeitos, texturas e lentes: Todos os objetos com texturas, efeitos de sombreamento, lentes, transparências, powerclip, objetos importados, etc., deverão ser agrupados com o fundo do material e convertidos em Bitmap, CMYK, 360dpi, sem transparência. Isto é importante observar, pois imagens com fundo transparente provocam problemas na impressão, bem como texturas ou lentes que são tratadas como RGB, apresentando diferenças de cores na impressão ou até podendo não serem impressas.

MARGEM/TAMANHO

- fazer a imagem/cor de fundo 2 mm maior que o tamanho do flyer de cada lado e todo o conteúdo deverá ficar 3 mm menor que o tamanho do flyer de cada lado.

- não utilizar imagens com corte exato, visto que pode haver uma variação de 1mm no corte.

- Arquivos com tamanhos fora dos padrões serão recusados, e será enviado um e-mail solicitando envio de outro arquivo.

FECHAMENTO DE ARQUIVO

você pode fechar arquivo de duas maneiras:

JPG – você pode exportar/salvar os arquivos (frente separado do verso) em jpg respeitando as seguintes configurações:

  • - Modo de cor: CMYK
  • - Resolução: 350 dpis

PDF – você pode exportar ou publicar o arquivo em PDF utilizando as seguintes configurações:

  • - Predefinição de PDF: PDF/X-1A com limite de sangramento e colocar 2 mm
  • * NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR ARQUIVO COM CRUZETAS DE CORTE, DESDE QUE RESPEITADOS OS LIMITES DE TAMANHO E SANGRA. * NO CASO DE MATERIAIS COM DOBRA, É NECESSÁRIO ENVIAR CRUZETAS DE DOBRA.
  • * O ENVIO DO ARQUIVO EM JPG PODE SER EM 1 ARQUIVO SENDO SÓ FRENTE E 1 ARQ SENDO VERSO.
  • * O ENVIO EM PDF DEVE CONTER AS DUAS PÁGINAS NO MESMO ARQUIVO.
  • * ENVIO DE 1 ARQUIVO EM JPG OU 1 PÁGINA NO PDF SERÁ CONSIDERADO COMO IMPRESSÃO SOMENTE DE 1 LADO, VERSO BRANCO

COMO ENVIAR O SEU ARQUIVO

Para garantir a qualidade de seu impresso, alguns cuidados devem ser tomados no fechamento do arquivo.

Vamos a algumas dicas:


  • 1. Sangra (Área de Segurança)

    Ao imprimir um material, é necessário prever uma área de segurança para possíveis deslizes no corte do papel. Mesmo que o seu material não possua uma faca especial, ainda assim é obrigatório prever uns 3mm de margem. As informações de conteúdo devem estar dentro da área de segurança e não podem avançar para a área da sangra.

    Arquivos que não vierem com a margem de segurança serão impressos com linhas de cor aproximada a área da arte.

  • 2. Tipo de Arquivo

    A Cia do Impresso aceita arquivos em PDF e JPG. Os arquivos em PDF deverão ser enviados com as fontes convertidas e com linha de corte de 3mm. Para gerar um arquivo assim, basta clicar em "Configurações" ou "Settings" na hora de exportar o arquivo e escolher "Exportar as Fontes em Curvas", "Informação de Cor: CMYK", "Qualidade 300dpi, 600dpi, 600dpi" e linha de corte "3mm".

    Já os arquivos em JPG deverão ser exportados com resolução de 300dpi, na escala CMYK e com 3mm de margem de segurança.

    A frente e o verso da arte deverão ser zipadas em um único arquivo para envio no site. Não se esqueça de enviar as duas faces do material. Se apenas um arquivo for enviado, o material será produzido conforme solicitado pelo cliente.

    Caso tenha dúvida ou problema com o envio, faça login na Área Restrita do site e envie novamente o arquivo.

    Se não der certo, entre em contato conosco.

  • 3. Escala de Cores

    Para evitar variações extremas de cor, sugerimos exportar os arquivos em CMYK. Este é o padrão das gráficas e diz respeito aos pigmentos que serão misturados para gerar a coloração.

    Na hora de exportar seu arquivo, procure a opção CMYK.

  • - Abaixo segue um modelo de como aplicar o verniz uv localizado em sua arte.

  • 4. Resolução

    Todo material deve ser exportado com, no mínimo, 300 DPI de resolução. Isto para garantir a impressão sem distorção da arte enviada.